Coaching é um processo, com início, meio e fim, que trabalha o presente e o futuro, (diferente da Terapia por exemplo, que foca o passado) e conduz o cliente ou coachee, a descobrir ou potencializar novas competências, capazes de leva-lo a atingir um objetivo pré-definido, no menor tempo possível.
Um bom Coach, é aquele que possui interesse genuíno por gente e vocação para apoiar as pessoas a realizar sonhos, baseado em valores essenciais; se realizam ao ver o cliente realizado, após atingirem metas que antes pareciam impossíveis! Possuem humildade suficiente para saber que o mérito é primeiro do cliente e segundo dele, que foi o condutor.
Como todo profissional apaixonado pelo que faz, o bom Coach, tem o cuidado ao escolher a entidade que o formará, pesquisa, troca impressões com colegas que já atuam neste segmento e não fazem a escolha da entidade, baseados no fator preço, mas sim na qualidade. As melhores entidades concedem aos formandos, que são aprovados em todas as atividades pós-curso, a Certificação Internacional, que atesta os padrões de qualidade aplicados na formação deste profissional.
O bom Coach procura entender antes de iniciar o processo de coaching, qual é a real meta do cliente e se o coaching é a melhor abordagem para atingi-la e não raras vezes, orienta o cliente a buscar uma outra abordagem, diferente do coaching, em consenso com o cliente, visando o melhor resultado possível, para aquele momento de sua vida.
Como disse a minha Trainer e Coach brilhante, Andrea Lages, ” coaching é coisa séria, mexe com a vida das pessoas “, ou seja, o resultado de um processo de coaching, impactará certamente no futuro do cliente, portanto, a qualidade deste resultado é diretamente proporcional à qualidade do Coach.
O resultado do coaching é poderoso, se Você entende que merece mais da Vida e quer ser mais feliz, confie o seu processo a um bom Coach, que o conduzirá na realização daquele sonho que poderá trazer um novo sentido à sua Vida.
Autor: Sérgio J. Pellegrino – Diretor da Valor Humano – Gente e Gestão